domingo, 11 de maio de 2008

Fim de Semana alargado

Este fim de semana tem para nós 4 dias. Por causa do dia da Europa e do feriado religioso de Segunda-feira. Aproveitámos para passear. Fomos pic-nicar às terrinhas "aqui ao pé" : Metz (pt/en) (França) e Trier (pt/en) (Alemanha). São duas cidades completamente diferentes, mas as duas muito bonitas. Curiosamente são as duas atravessadas pelo Rio Mosela, o mesmo que 'banha' a cidade do Luxemburgo.
Metz é maior, com muitas ilhas e golfos e claramente virada para o rio. Tem muitas coisas para ver, mas o melhor é mesmo a frente ribeirinha e as ilhas. tem imensos argelinos e alguns (poucos) turistas na rua.
Trier é uma cidade Romana que está incluída num circuito de 6 cidades romanas do Sul da Alemanha e foi classificada Património Mundial pela UNESCO. É muito mais pequena do que Metz, com apenas 5 edifícios para ver (coliseu e termas romanas; Basílica; Catedral e Porta Nigra). Apesar de colada ao rio, o centro é relativamente longe e as pessoas preferem ficar nos jardins a tomar banhos de sol. No centro há imensos turistas (alemães) na rua, até parecia Lagos em Agosto. O centro é muito bonito, das cidades mais bonitas que já vi. Dizem que é o sítio para fazer compras, por ser perto e bastante mais barato do que o Lux.
Ex: 1 bola de gelado a 70c.

Foi uma passeio calmo, só para conhecer. Entrámos em pouquissímos sítios, andámos mais pelas ruas e parques. Estamos à espera das 1ªs visitas e assim partilhamos a visita turística completa.

A Ju adorou os pic-nics e andava histérica, sempre muito contente.

Vídeo da Ju a tentar molhar o pai em Trier:

A comer o gelado da mamã (parece o D'Artacan, com o bigode e a barbicha de chocolate):


Fotos dos dois dias de Pic-nic e Sol (a rondar os 30º)

1 comentário:

rui disse...

o que me fartei de rir com o vídeo da ju comer o gelado! a concentração! o desejo! agora tb quero gelado, mas infelizmente tenho uma reunião com um novo candidato para o lab. aparecer lá com gelado na mão...bem digamos que não seria uma imagem assim muito profissional. :(