domingo, 27 de abril de 2008

1º Mail - 1 semana no Lux

Este foi o primeiro mail enviado a alguns sortudos :

" Olá! Cá estou eu com um teclado espanhol, com uma vista de telhados cheios de neve, num gabinete quentinho com o meu nome na porta cheio de prateleiras e gavetas vazias. Na parede está o mapa de Portugal (retirado do livro amarelo intitulado "Manual para a realização de inquéritos aos requerentes do sistema integrado de gestão e controlo") e o ortofotomapa da "cobra" ou seja o C5830330 – barragem de Odeleite).
Desde que chegamos já aconteceram muitas peripécias. A mala com a roupa da Júlia ficou no aeroporto de Lisboa (o que vale é que o meu kit vinha com 2 mudas, pijama e fraldas QB), e só apareceu no sábado de manhã.

Chegámos carregadíssimos à casa nova vindos directamente do aeroporto, e o Sr. da imobiliária assim como o representante do dono aguardavam-nos com as chaves.

Uma hora mais tarde chegaram as nossas coisas vindas de Portugal. A Júlia não comeu nada no avião (ficou desiludida por não ter visto o avião do Noddy nem a lua nem as ti-ti-ti-ti (trad. estrelas), estava cheia de fome mas acho que demasiado excitada para conseguir comer.
Estava na garagem quando a vizinha entrou na garagem dela (são pegadas) e nos apresentamos. Ela ficou contente por ter uns novos vizinhos PT e nós tb. Ao fim de 10 minutos estávamos na cozinha dela e a Júlia estava a comer um prato de Cerelac.
Depois encontramos o nosso kit primeiro dia com a cama insuflável e uns lençóis e edredão, comprámos uma pizza, quando os vizinhos nos vieram bater ä porta para comeremos um sopinha com eles.

Nós aceitámos, e tivemos uma recepção muito calorosa. Sexta deixamos a casa dentro das caixas e fomos tratar de formalidades: banco onde fomos recebidos como VIPs na CGD. Sábado foi para arrumações e compras. Tivemos a visita e ajuda de uns amigos que tínhamos conhecido quando procuramos casa. Domingo fomos almoçar com eles e o Sandro teve direito a bolo de aniversário e tudo!


Segunda-feira mais formalidades, câmara, tratar de pedir telefone e Internet (que vai ser instado sexta-feira), e creche da Júlia (que fomos visitar).
Terça foi o meu primeiro dia mas não no meu trabalho, foi a apresentação que foi geral para todos os funcionários novos da comissão. Conheci muitas pessoas e mantive o contacto com algumas. Quarta mais formação para iniciantes. Quinta foi tratar de papelada com os serviços administrativos. E só 5ª à tarde è que vim para o meu local de trabalho. Por sorte cheguei a horas da reunião geral da unidade (E1 -farm, agro-environmental and rural development) e conheci logo os meus colegas todos. Sexta-feira estive com um colega a ter alguma formação sobre o que vou fazer concretamente. No início vou estar a validar os dados que são enviados pelos países membros do inquérito às explorações agrícolas 2007, e tenho já umas publicações para ler de modo a ficar dentro do assunto.
Desde que cheguei aqui todos têm sido incansáveis em dar-me as boas vindas e a oferecer ajuda. Desde os colegas dos gabinetes vizinhos, à comunidade PT do eurostat, ao meu tutor, aos meus colegas da unidade. Isto tudo via mail, via passarem no corredor e repararem numa cara nova, no entanto ainda não me habituei a não estar em open space.

Quanto à Júlia, ele está a adaptar-se. Ela começou a escola no dia 1 (uma hora com o pai). Dia 2 – duas horas sozinha. Dia 3 – a manhã sozinha (com almoço). Dia 4 – o dia completo sozinha.
Ela está bem. Apesar do frio ainda não de constipou. Na escola não fala (só quando a vamos buscar). Participa em todas as actividades e interage com os outros (sem falar). A educadora comentou que é uma criança inteligente. Percebe o que é para fazer e faz sem grandes problemas (e até ajuda os outros). No primeiro dia que visitámos a creche a professora apresentou os colegas através de fotos de família que havia na sala e a Júlia perguntou logo pela Dudu, ou seja percebeu logo que ele também iria fazer parte daquele espaço. Quando pergunto se os meninos falam com ela diz sim e quando pergunto como ela diz bla-bla-bla
Mas está muito crescida, não quer usar o bacio – só a sanita. E já consegue (com alguma supervisão) almoçar/jantar sozinha.
O Sandro está ansioso por termos Net para estar em contacto com o mundo, vai sabendo de notícias do Benfica via telejornal da RTP internacional. E vai tratando das bricolages lá de casa (Sábado foi a primeira excursão ao IKEA).
Está tudo a correr bem, apesar de sentirmos saudades vossas.
Vou tentar arranjar umas imagens para ilustrar a nossa primeira semana…
Milena, a minha mensageira... podes divulgar pelo SIP e arredores. Henrique faz fw para as tuas meninas.
Obrigado a todos pelo vosso incentivo e palavras amigas.
Beijinhos, volto em breve com mais novidades.
Carla. "

1 comentário:

Unknown disse...

Uma alentejana com saudades das serras algarvias?! Também tens lá o Monte da Casa Branca?! Fica na margem sul do lago da barragem, tem uma vista espectacular para norte...